Abaixo você encontra dicas valiosas para escolher, aplicar, e instalar pisos de concreto
Materiais de instalação
A qualidade e o desempenho do piso após sua instalação são determinados também pela qualidade dos materiais aplicados tais como:
- a) A cola aplicada nos encaixes deve ser resistente a umidade, evitando uma rápida penetração de água em caso de derramamento sobre o piso.
- b) A manta instalada entre o piso e contra-piso deve ser de espessura mínima de 2mm, que possibilite uma boa acomodação do piso e um isolamento acústico satisfatório, não esquecendo também lona plástica transparente (não preta) de 150 micras de espessura nos casos de instalação em pisos térreos.

Técnicas de instalação
Como qualquer instalação, a do piso, apesar de simples, também requer a observação de algumas técnicas que são fundamentais para uma instalação com qualidade e que não gere problemas futuros, tais como abertura de frestas, empenamento, ruídos etc., sendo as principais:
- a) Aplicação da cola em toda a extensão dos encaixes e na quantidade correta.
- b) Deixar espaço para dilatação de no mínimo 15mm nas paredes e instalação de juntas de dilatação entre os ambi- entes e em áreas com mais de 100m2.
- c) Utilização de cintas de tração para uma perfeita junção das réguas.
- d) Aplicação de manta de amortecimento, lona de proteção contra umidade em pisos térreos e regularização de pisos quando necessário.
Ferramentas
A utilização de um conjunto de ferramentas é fundamental para agilização e qualidade da instalação, sendo as principais:
- a) Elétricas: Serra tico-tico, Furadeira, Serra para corte de Caxilho e Plaina.
- b) Manuais: Serra meia-esquadria, cintas de tração, espaçadores, alicate, martelo, grosa, formões, estilete, esquadro, trena, talhadeira etc.
Mão de Obra
Um profissional experiente, bem treinado e caprichoso é sem duvida o fator que vai fazer a diferença. Um piso com acessórios de boa qualidade, materiais de instalação de de 1ª linha, técnica de instalação e ferramentas modernas não são suficientes para garantir o desempenho do produto e consequente satisfação do cliente.
O resultado da instalação de um piso pode ser muito diverso, pode ser exelente, boa, razoavel ou ruim, e uma vez con- cluída não pode mais ser alterada ou melhorada ela é definitiva.
Por isso além dos fatores de qualidade do material, ferramentas e tecnicas de instalação é muito importante fazer uma avaliação do conceito de qualidade da mão de obra da empresa escolhida para realização do negócio.